A madeira como solução para atender ao uso do ambiente industrial

A madeira como solução para atender ao uso do ambiente industrial

A madeira é estimada como um material resistente a diversos ambientes químicos, de modo que se recomenda o seu uso em situações ou ambientes agressivos, sobretudo em estruturas localizadas nas proximidades marítimas, sem necessitar de cuidados especiais de manutenção.

O desenvolvimento de pesquisas e avanços no uso da madeira associados a novos sistemas construtivos demonstram que as limitações associadas a esse material estão sendo superadas e novas perspectivas estão sendo criadas, visto que é crescente a diversidade de produtos oriundos da madeira, principalmente, àqueles provenientes de florestas plantadas, como os do gênero eucalipto e pinus. Nesse contexto, concomitantemente desenvolveram-se regras de dimensionamento para o uso e adequação do material.

O surgimento de novos produtos de madeira massiva e disseminação de novos sistemas construtivos possibilitaram a ampliação e otimização do uso, de modo que tais produtos possuem características atraentes, como forma, dimensões, aparência, características físicas e mecânicas. Essa última característica também está associada ao desempenho da ligação entre os elementos que pode ser entendida, no âmbito da madeira engenheirada (engineered wood products), por meio da colagem com colas de alta resistência e durabilidade, assim como o desenvolvimento de conexões e ligações mais eficientes.

Existem questionamentos acerca da durabilidade da madeira das espécies de interesse comercial. Todavia, já se possui conhecimento sobre as condições de aplicação, parâmetros de uso, classificação, dimensionamento e concepções estruturais pensadas para proteger a madeira ao longo de sua vida útil, assim como planejamento de manutenção correspondente ao ambiente no qual está inserido o material.

Além disso, tem-se avanços no que diz respeito aos métodos de tratamento e produtos de preservação da madeira, assim como dimensionamento de estruturas, regras de cálculo e um conjunto normativo para direcionar e orientar todo o processo, desde a escolha da espécie à concepção e cálculo estrutural.

Com isso, pode-se afirmar que o uso da madeira, sobretudo, da madeira engenheirada é embasado em critérios normativos que garantem o controle de qualidade e desempenho do produto de acordo com o ambiente no qual será empregado. Dessa forma, os produtos oriundos da madeira permitem diversas oportunidades de uso.

Considerada um material versátil a madeira engenheirada ainda pode ir além quando se constitui uma solução construtiva para atender ao uso de um galpão industrial que realiza decapagem química, onde se tem a precipitação de ácido no ambiente, fazendo com que outros materiais, como o aço e concreto, não atendam a alta agressividade química do ambiente.

O concreto exposto a ambientes agressivos deve ser especial, com especificações mínimas que devem atender aos critérios normativos (ABNT NBR 6118) conforme cada classe de agressividade. Assim como o aço quando exposto a condições adversas deve ser específico para ter determinada resistência à corrosão. No caso da madeira, critérios específicos relacionados à agressividade do ambiente não são necessários, visto que é um material capaz de superar tais adversidades.

A Rewood concebeu e dimensionou uma solução estrutural para atender a solicitação do emprego da madeira como material capaz de resistir às agressividades do ambiente industrial. Sendo possível vencer vãos de 10 m através da madeira engenheirada, nesse caso, a madeira lamelada colada (MLC), que permitiu a fabricação de placas de fechamento de pinus tratado submetido à autoclave com dimensões 1,40 m x 1,20 m x 10 m. Ainda, contou com elementos estruturais da cobertura, com vigas de 15 m e terças com 11 m de comprimento.

A madeira lamelada colada permite vencer grandes vãos, com seções transversais otimizadas devido a todo o processo de classificação da madeira, cujo processo de fabricação segue um alto controle de qualidade e precisão em todas as etapas de fabricação. Sendo assim, pode-se concluir que a madeira como material de construção, especialmente a madeira engenheirada, é capaz de atender às mais diversas solicitações, sejam elas arquitetônicas, estruturais ou de uso e aplicação do produto.

A Rewood | Soluções Estruturais em Madeira, oferece em seu site https://rewood.com.br, tanto na área do BLOG, quanto na área de E-BOOKS, alguns materiais que podem auxilia-lo durante o seu estudo. Nossos(as) engenheiros(as) e arquitetos(as) estão à disposição caso deseje tirar alguma dúvida e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços. 

Se gostou desse conteúdo e deseja continuar atualizado sobre esse e outros assuntos, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

Referência: HELENA CRUZ. A MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. Lisboa: Núcleo de Estruturas de Madeira. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 27 p.

 


Melissa Lago
Melissa Lago
Atua como engenheira no setor de obras da Rewood
Scan the code