A Madeira de Reflorestamento como Solução Sustentável: O Papel do Pinus e do Eucalipto

A Madeira de Reflorestamento como Solução Sustentável: O Papel do Pinus e do Eucalipto

O desenvolvimento sustentável incide no conceito integrativo do desenvolvimento econômico, social e ambiental, cujo objetivo é encontrar um equilíbrio entre eles. Com isso, viabilizar e racionalizar o uso de materiais provenientes de fontes renováveis é relevante e novas formas de utilização devem ser criadas.

De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ, 2020), a área de árvores plantadas no Brasil chegou a 9,0 milhões de hectares, no ano de 2019, sendo 6,97 milhões de hectares (77%) referentes aos plantios de eucalipto, 1,64 milhão de hectares de pinus (18%) e 0,39 milhão de hectares com outras espécies, sendo elas, seringueira, acácia, teca e paricá. Do total de hectares do plantio de árvores, 29% representam a comercialização da madeira em tora, 36% pertencem às empresas do segmento de celulose e papel e 12% é referente ao segmento de siderurgia e carvão vegetal.

Quando se considera o tempo decorrido entre o plantio e a colheita das árvores do mundo, o setor florestal brasileiro possui uma das rotações mais curtas, sendo referência mundial em tecnologia florestal que se deve à adoção de boas práticas de manejo, ao melhoramento genético e às condições edafoclimáticas do país (IBÁ, 2020). 

Sendo assim, pode-se perceber que as florestas plantadas têm potencial de fornecimento de matéria-prima satisfatório para a indústria da construção civil, considerando a rotação curta e o crescimento anual das plantações.

Dentre as madeiras de florestas plantadas no Brasil, tem-se as do gênero Pinus e Eucalipto, sendo as mais plantadas. O uso dessas madeiras para a indústria da construção civil pode ser beneficiado por meio dos produtos engenheirados de madeira.

Nadir e Nagarajan (2014), afirmam que o processo de fabricação de produtos engenheirados de madeira consiste em uma técnica eficaz para otimizar e racionalizar o uso de madeiras provenientes de florestas plantadas, como o eucalipto e o pinus, obtendo-se materiais de alto desempenho. No processo de fabricação, defeitos como nós, por exemplo, são removidos através das emendas denteadas (finger-joint) ou distribuídos aleatoriamente, por meio da classificação visual e mecânica da madeira (THORHALLSSON et al., 2017).

O processo de fabricação da madeira engenheirada permite o emprego de madeiras de florestas plantadas, como o pinus e o eucalipto, pois possui controle de qualidade em todo o processo e segue parâmetros normativos que garantem o uso da madeira em seu alto potencial, resultando em produtos sustentáveis que contribuem para o armazenamento de carbono e promovem o uso de materiais renováveis na indústria da construção civil.

A Rewood | Soluções Estruturais em Madeira, oferece em seu site https://rewood.com.br, tanto na área do BLOG, quanto na área de E-BOOKS, alguns materiais que podem auxilia-lo durante o seu estudo. Nossos(as) engenheiros(as) e arquitetos(as) estão à disposição caso deseje tirar alguma dúvida e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços. 

Se gostou desse conteúdo e deseja continuar atualizado sobre esse e outros assuntos, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

 

 

 

 


Melissa Lago
Melissa Lago
Atua como engenheira no setor de obras da Rewood
Scan the code