Mado: O segredo por trás da excelência em acabamento de esquadrias de madeira

Mado: O segredo por trás da excelência em acabamento de esquadrias de madeira

No mercado de esquadrias em geral, independente do material (madeira, alumínio, PVC ou ferro), o acabamento se tornou um grande diferencial. Assim como seu desempenho técnico devido às normas de desempenho NBR brasileira que está em vigor desde 2017. Antes disso a história não era bem essa, o processo de acabamento (um serviço que agrega valor ao produto final) não era considerado como tão importante. Os produtos disponíveis no mercado utilizados para revestir, melhorar a estética e proteger a madeira não eram tão eficazes. Inclusive a prática normal era a venda do produto sem o acabamento, ficando para o cliente cuidar desta etapa ainda na fase de obra contratando uma equipe de terceiros para realizar o trabalho e o resultado quase sempre não era dos melhores pois não havia nenhuma garantia por parte do fabricante sobre este quesito.

Assim como o acabamento, o desempenho técnico não era solicitado pelos clientes e profissionais do mercado. O processo de industrialização deste produto no Brasil (década de 70-80) foi no caminho inverso da qualidade e desempenho. Preocupados muito mais em atender o grande aumento de edificações múltiplos pavimentos ganhar escala foi mais importante do que os aspectos técnicos.

No caso da madeira, as grandes escolas “liceus” de madeira perderam espaço e assim o conhecimento. Os fabricantes de esquadrias de alumínio tiveram apoio dos grandes fabricantes deste material que puderam investir em um pouco mais em tecnologia e portanto tinham um produto um pouco melhor. Daí a ideia de que determinados materiais possuem melhor desempenho que outros. Hoje com a norma não existe mais o debate sobre qual material traz melhor desempenho, pois na prática todos tem que atender a Norma. Posto isso a pesquisa é sobre as diferenças qualidades de cada material.

E nesse ponto a Madeira acaba sendo o material mais adequado devido a ser proveniente de fonte renovável, sequestrador de carbono, leve, Resistente e Humano.

No final da década de 1990 surge a Mado com uma nova proposta para o mercado, oferecendo um produto com alto desempenho térmico, acústico e estanqueidade e além disso trazia mais um grande diferencial na bagagem que foi o acabamento, entregando um produto 100% finalizado, que permitia a entrada na obra já em uma fase mais limpa e o melhor de tudo, o cliente não se preocupava com contratação de terceiros e tinha toda a garantia de que seu produto havia recebido um dos melhores revestimentos disponíveis no mercado para assegurar a proteção e a beleza de sua esquadria


Neste artigo iremos abordar o acabamento, que além de destacar a beleza do material, tem como função a proteção no material em relação a estabilidade dimensional, microrganismos deterioradores e aos Raios UV do sol. Trazendo assim longevidade a o produto.

Durante o ano falaremos dos outros elementos que influenciam diretamente na qualidade técnica de um Caixilho de madeira, sistema construtivo, tipo de ferragens, complementos, vedação e muito mais.

Sobre o acabamento vale destacar as variáveis que influenciam na melhor preservação e com isso menor periodicidade de manutenção, principalmente do tratamento de superfície- verniz ou pintura.

Produto utilizado para proteção da esquadria:


A Mado utiliza para acabamento de seus produtos principalmente as linhas de vernizes a base d`água e acompanha constantemente a evolução em termos de durabilidade e sustentabilidade, buscando sempre o que há de melhor disponível no mercado nacional e internacional. Produtos livres de componentes voláteis – VOC1 – pois temos a consciência dos impactos que essa substância química pode causar. Utilizamos principalmente vernizes da marca Italiana Milesi e da Holandesa Ankerstuy

Forma de aplicação:

O primeiro fator importante para se iniciar o processo é garantir que a madeira esteja com teor de umidade bem equalizado, umidade a 12% (Em algumas regiões do pais a umidade poderá sofrer alteração). A qualidade das fresas e facas é outro fator de grande importância, quanto maior a integridade dessas ferramentas e a aplicação correta para cada tipo de perfil, menos esforço e energia se colocará nas próximas etapas, para se chegar ao acabamento desejado. O pré-acabamento é feito com a lixa grão 180 com abrasivo próprio para madeira, atualmente existem fabricantes com ótima tecnologia como Norton e 3M.
O primeiro produto aplicado é o impregnam-te a base de água por imersão, pois neste processo reforçamos as fibras penetrando a uma profundidade de até 5mm da camada externa da madeira, preenchendo os espaços vazios e assim compactando esta camada. Ele carrega também um fungicida que já atua nesta primeira camada de proteção. Na sequencia é feito o lixamento intermediário com a mesma lixa grão 180. Na segunda e terceira camada o verniz é aplicado em cabine de pintura, de forma liquida, pelo sistema air-mix, camada final úmida 500-600 μm essa camada proporciona proteção contra raios UV e contem um pigmento óxido que ajuda na reflexão dos raios solares.

Projeto arquitetônico:

A implantação de um projeto arquitetônico, que combina estratégia, processo e ações, também reúne todas as partes do projeto, como escopo, orçamentos e outros, ela pode determinar o sucesso do projeto a longo prazo. Se neste projeto a escolha foi por esquadrias e elementos de madeira, o grau de exposição (beiral, recuo dentro do vão, posição da fachada) será o principal fator de sucesso deste projeto.

[1] Compostos Orgânicos Voláteis: os compostos orgânicos voláteis são substâncias químicas tóxicas, mas difíceis de serem evitadas porque estão presentes em várias atividades cotidianas da sociedade e no próprio meio ambiente.Tem como característica alta pressão de vapor e se transformam em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

A figura 1 é o movimento do sol em relação as estações do ano x edificações.

Atuando nestes pontos a chance de qualquer tipo de problema com sua esquadria de madeira é mínima, mas é preciso deixar claro que a necessidade de manutenção, principalmente a preventiva é necessária, como qualquer outro produto ou esquadria independente do material. E com todos esses cuidados a periodicidade de manutenção é menor e também muito rápida e fácil de realizar.

Pós venda:

Nos da MADO acompanhamos o pós venda através da data de entrega dos serviços e fazemos um trabalho ativo nos serviços preventivos. Identificamos os caixilhos de cada projeto pelo grau de Exposição (norma técnica) e avaliamos também a implantação da edificação para análise de quantidade de sol e chuva que cada fachada estará exposta. Assim determinamos a periodicidade de Ações Preventivas em relação a proteção/tratamento de cada fachada/esquadria.

A manutenção do acabamento se faz somente do lado externo através de uma limpeza das faces e já reaplicando o verniz para que a camada de proteção alcance a espessura necessária para proteger o produto.

A periodicidade da manutenção preventiva como foi informado dependerá do grau de exposição do material e pode variar de 2 a 8 anos. Para dois anos fachadas sem beiral e com caixilho apenas a 20mm do alinhamento externo, com o incidência de sol da tarde e chuvas constantes. E oito anos para esquadrias protegidas (varanda coberta) com baixa incidência de sol e chuva.

Participação do cliente no processo:

O cliente tem uma participação importante neste processo, é fundamental que ele tome alguns cuidados e como usuário final possa desfrutar com tranquilidade do conforto que os produtos MADO podem proporcionar

Começando pela limpeza das peças, utilizar solução de agua e sabão neutro, aplicada com auxilio de esponja ou pano macio, não utilizar solvente em hipótese alguma. Não utilizar esponjas de aço ou abrasivas, objetos cortantes ou perfurantes

Não jogar água diretamente no produto, muito menos utilizar jatos de alta pressão e maquinários similares, atenção especial à aspersores de jardim que se mal posicionados podem alcançar facilmente as esquadrias

Manter os trilhos inferiores sempre limpos, para limpeza de cantos poderá utilizar pinceis de cerdas macias embebidas na solução de água e sabão indicado acima.

 A seguir destacamos as etapas de nosso processo.

“Eu acredito que a natureza pode nos oferecer o que há de mais nobre e belo, sendo perfeitamente possível criar, transformar e melhorar cada dia mais em harmonia com estes recursos desde que tenhamos consciência e respeito”.

Outra questão muito importante. Sempre que o cliente se deparar com alguma situação fora do normal em relação ao acabamento ou funcionamento das peças, entrar em contato com departamento de Assistencia Técnica MADO (whatsapp: (15) 99111-8172, e-mail: assistenciatecnica@mado.com.br), assim evitando uma patologia futura.

A Rewood oferece em seu site, tanto na área do BLOG, quanto na área de E-BOOKS, alguns materiais que podem auxilia-lo durante o seu estudo. Nossos(as) engenheiros(as) e arquitetos(as) estão à disposição caso deseje tirar alguma dúvida e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços. 

Se gostou desse conteúdo e deseja continuar atualizado sobre esse e outros assuntos, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin


Claudio Oliveira
Claudio Oliveira
Atua como Sócio e Diretor Industrial na MADO Esquadrias e Fachadas
Scan the code