Como é feito o transporte do MLC em locais de difícil acesso?

A estrutura de madeira lamelada colada garante diversas vantagens para execução em obra. Entretanto, para que o sistema seja vantajoso e torne o ciclo efetivo e sustentável, todo processo deve ser previamente planejado, desde as fases de projeto, fabricação, transporte e recebimento em obra.

Dentro desse ciclo, o transporte é uma das etapas cruciais, pois viabiliza ou não o uso da estrutura no empreendimento. Assim, são considerados de forma prévia a viabilidade econômica e do trajeto até a obra. Na Rewood, atribuímos essa etapa como gerenciamento de risco de transporte.  

O gerenciamento inicia com uma visita técnica ao local que será feito o descarregamento, onde são verificados pontos cruciais para execução do transporte e descritos em laudo técnico. São avaliadas, as condições de tráfego das vias de acesso, o ângulo máximo das curvas para passagem de veículos de médio e grande porte, além das inclinações mais acentuadas nas vias.

Ainda em fase de projeto, é essencial que o dimensionamento das peças considere o tamanho do veículo que fará o transporte, assim como a quantidade de fretes necessários de acordo com a metragem cúbica da estrutura. O uso mais comum, é de caminhões não-articulados, onde a carga não pode ultrapassar a altura máxima do solo de 4,4 metros, além do peso limite para carga de acordo com o tamanho do veículo. Para peças com comprimento de até 8,5 metros, é utilizado caminhão trucado, já para comprimentos maiores, é considerado frete por carreta.

As cargas são agrupadas e embarcadas de modo a otimizar os espaços, onde as peças maiores e mais pesadas, são posicionadas na parte inferior. A quantidade de peças também impacta na organização espacial do transporte, de maneira que a carga é dividida para que o peso fique distribuído entre os eixos do caminhão e o transporte se torne seguro.

Para evitar danos ao material durante esse processo, são introduzidos elementos de separação, como caibros ou neoprene, que ajudam no travamento da carga e proteção das peças. Também é importante a presença desses elementos de separação onde as peças serão amarradas, para que se evite danos ou amassamentos a superfície.

Dessa forma, o desembarque das peças de madeira deve ser feito pela equipe especializada, na Rewood, a equipe de montagem realiza esse trabalho. O local de desembarque deve estar devidamente nivelado, organizado e com elementos de espera, para que as peças de madeira não tenham contato direto com o solo.

Para os casos mais críticos, onde há restrição de espaço para veículos de grande porte, é realizado transbordo com caminhão munck no local. A exemplo disso, descarregamentos realizados em condomínios, avaliam-se as dimensões das portarias de acesso, que geralmente possuem limite físico de altura e largura.

Por fim, entende-se que para cada caso é necessário a avaliação prévia de toda logística e programação que envolve o empreendimento por um profissional técnico, sendo o transporte uma etapa crucial no processo entre concepção de projeto e início de montagem das estruturas na obra.

A Rewood oferece em seu site, tanto na área do BLOG, quanto na área de E-BOOKS, alguns materiais que podem auxilia-lo durante o seu estudo. Nossos(as) engenheiros(as) e arquitetos(as) estão à disposição caso deseje tirar alguma dúvida e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços. 

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Bruno Teixeira
Bruno Teixeira
Bruno Teixeira de Freitas Arquiteto e urbanista, atua na equipe de projetos da Rewood
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