A Madeira e seu efeito regulador de Stress

A-madeira-e-seu-efeito-regulador-de-stress

A madeira, um dos mais tradicionais e primeiros materiais utilizados na construção de casas, pontes e navios, apresenta diversos benefícios além da sua tradicional resistência, durabilidade e beleza.

Um estudo realizado pela Universidade de British Columbia com mais de 119 estudantes universitários apontou que a madeira, por ser visualmente agradável e apresentar uma beleza única utilizada em diversos ambientes como salas, quartos, terraços e varandas aumenta a sensação de bem-estar trazendo inclusive benefícios para a saúde de seus ocupantes.

Um bom exemplo de ambiente interno é esse Projeto para a WeWork JK:

madeira stress wework
Fonte: Rewood – Escritório da WMcCann – WeWork JK – Arquitetura: Athié Wohnrath

Aliás, o design biofílico é uma forma inovadora de aproveitar os elementos naturais nos ambientes de lazer ou trabalho através do contato com a madeira, plantas e árvores. Essa conexão imediata com elementos da natureza, está virando tendência na sociedade atual, principalmente para os moradores das grandes cidades.

Os efeitos psicológicos favoráveis ​​da madeira também foram comprovados em escolas. Em salas de aula com interiores em madeira, o pico de estresse matinal, diminuiu logo após a chegada à escola e não aumentou novamente. Suas experiências de estresse, como fadiga e sensação de ineficiência, ocorreram menos nas salas de aula com madeira em comparação com as normais.

Além disso, foi comprovado que a utilização de materiais como a madeira em projetos de engenharia civil e de arquitetura de novos edifícios contribui até mesmo para o aumento do foco, produtividade e aprendizado.

Nesse projeto da Casa Areia é possível entender a harmonia do ambiente.

madeira stress casa areia
Fonte: Rewood – Casa de Areia – Arquitetura: Studio MK27 – Fotografo: Fernando Guerra

Design com sustentabilidade

Outra característica da madeira que pode auxilia na redução do stress é a versatilidade de cores, desenhos e aplicações que ela oferece para cada projeto. E as vantagens não param por aí. Ao utilizar a madeira como elemento arquitetônico e estrutural, os novos projetos ganham ainda mais valor devido a beleza, solidez e durabilidade deste material natural.

Para se ter uma ideia da vida, a Rewood utiliza uma tecnologia chamada MLC (Madeira laminada colada), um processo que confere para a madeira da espécie de Eucalipto garantia de 20 anos e para de Pinus tratado, nada menos que 30 anos! Sempre para uso estrutural, contando ainda com proteção contra cupins, brocas e fungos decompositores. Mais do que projetos que atravessam o tempo, um legado de qualidade.

Sintonia com a consciência ecológica

A preocupação com a natureza e a preservação dos recursos naturais está na pauta de praticamente todos os setores da sociedade.

Em um segmento como o da construção civil que no caso de empreendimentos de grande porte, causa um alto impacto na ocupação do solo e são inclusive, obrigados a seguir metas quanto a quantidade de emissão de CO2 gerado, isso se faz ainda mais presente e determinante em cada projeto.

Por isso, cada vez mais engenheiros e arquitetos buscam utilizar materiais recicláveis e reutilizáveis que ajudem a reduzir o impacto ambiental de seus empreendimentos.

Neste cenário de preocupação ecológica e foco na sustentabilidade, as madeiras provenientes de reflorestamento como Eucalipto e Pinus já citados, vem sendo cada vez mais aplicados, inclusive como itens estruturais: Vigas, pilares e wood frames (esqueletos de perfis de madeira). 

Além de atender as diversas normas para a sua produção, estas madeiras de reflorestamento colaboram para a preservação da mata nativa e para o armazenamento e estoque de grandes quantidades de CO2 da atmosfera.

Agregue mais valor ao seu próximo projeto com madeira engenheirada.

A Rewood é uma empresa pioneira no projeto, fabricação e montagem de estruturas em madeira renovável com a tecnologia MLC que atendem as mais rigorosas normas americanas, canadenses, europeias e brasileiras.

Por isso conte com a consultoria, análise estrutural, planejamento, além de produção, montagem e transporte de estruturas de madeira para o seu próximo projeto. Uma parceria de qualidade por muito tempo. Entre em contato com nosso time de especialistas.

Fonte do estudo: Universidade de British Columbia

Luiz Couto
Luiz Couto
Engenheiro Madeireiro, atua na Concepção Estrutural e Orçamentos na Rewood.
Open chat