Pesquisas sobre os efeitos de bem-estar da madeira em ambientes comerciais e institucionais também ocorrem em espaços de varejo com a melhora na experiência de compra para clientes e colaboradores.
Aliás, um número crescente de marcas de varejo, incluindo o gigante de fast-food McDonalds, estão vendo o impacto positivo do design biofílico em seus resultados financeiros.
Um relatório sobre a economia do design biofílico descobriu que os participantes disseram que estavam mais inclinados a fazer uma compra em um ambiente caracterizado por vistas da natureza, vegetação intermitente, grandes árvores e vegetação. Apontou ainda que os participantes estavam dispostos a pagar até 20 por cento a mais por despesas práticas (como um sanduíche para o almoço) e até 25 por cento a mais por mercadorias em geral (como um casaco novo ou um relógio).
Fonte: Rewood – Projeto Vista Corona – Arquitetura: Metamoorfose Arquitetura – Fotos: Maíra Acayaba
Outro exemplo, foi um estudo recente conduzido pela Universidade de Laval que sugere que a madeira estrutural exposta pode ter um impacto positivo nos clientes.
A pesquisa realizada com 100 clientes selecionados aleatoriamente comparou as experiências de compra em um prédio de madeira e em um prédio de aço em três tipos de lojas: um supermercado, um centro de reforma residencial e uma loja de móveis.
Nos três casos, um maior número de clientes expressou maior satisfação com a estética da construção de madeira do que com a construção de aço. Os clientes estavam mais inclinados a descrever a construção de madeira como ecológica, saudável e quente. Veja alguns dados levantados:
A empresa de design LEVER Architecture, com sede em Portland, está liderando as tendências de design de madeira com projetos como o Union Way, um projeto de renovação de varejo de 10.000 metros quadrados que serve tanto a uma função cívica — uma conexão de pedestres entre os blocos da cidade como uma experiência de varejo.
Apresentando referências de passagens europeias e bazares do Oriente Médio, a LEVER colocou seu selo exclusivo no fliperama revestido de madeira, o mesmo material que também embala nove varejistas/restaurantes diferentes em uma galeria coberta, incluindo Danner, a icônica marca de botas Oregon, a varejista All Good com sede na Califórnia e o vestuário local de artesanato Bridge & Burn.
A Union Way representa a arquitetura como placemaking, elevando a experiência de varejo para evocar inspiração e uma conexão com a natureza.
Embora seja recente e mais pesquisas sejam necessárias, descobertas e relatórios iniciais vêm comprovando os resultados promissores do design biofílico quando se trata de aumentar o valor de uma marca. E, sem dúvida, a madeira pode desempenhar um papel importante, tornando a experiência de varejo mais convidativa, relaxante e conectada à natureza.
Arquitetos e construtores ao longo dos tempos usaram a madeira para construir estruturas práticas para a vida cotidiana. No entanto, cada vez mais estudos comprovam que além da resistência, versatilidade e estética, a madeira proporciona para as pessoas um sentimento de conexão instintiva e atração.
Até por isso, muitos designers de construção citam os atributos naturais e aconchegantes da madeira como uma razão para seu uso como um elemento-chave do design biofílico.
Todas as informações levantadas nestes estudos sobre os benefícios da utilização da madeira e elementos naturais nos mais diversos ambientes vêm apenas endossar aquilo que o bom senso e a sabedoria popular já vinham demonstrando: ser exposto à natureza – e a materiais naturais e orgânicos – tem efeitos positivos e diretos em nossa sensação de bem-estar.
Para conhecer mais sobre as diversas aplicações e benefícios destes elementos naturais como a madeira na construção civil, consulte nosso time de especialistas.
Para obter mais informações sobre construção e design com madeira, visite thinkwood.com
*Fonte: TERAPIA DE VAREJO | Os compradores da Union Way de Portland um projeto de renovação de varejo de 10.000 metros quadrados que conecta 9 lojas exclusivas são envoltos por tapumes do Pacific Albus e luz natural abundante.
A Rewood preparou um artigo sobre a madeira e seu efeito regulador de stress, clique aqui para ler.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |