Modernidade associada à economia

Construir um imóvel é algo difícil. Apenas conceber a ideia de enfrentar todos os processos necessários para se finalizar uma construção já é desgastante por si só, mas apenas o fator custo e tempo não devem ser considerados, devemos também pensar no aspecto tributário.

“Raro” seria a palavra adequada para definir os proprietários que estão iniciando ou finalizando uma construção, que pensam, ou pensaram, no aspecto de quais materiais utilizar na construção para agregar tanto valor financeiro quanto valor arquitetônico ao imóvel, além da redução da tributação incidente, por meio da simples emissão de um alvará de liberação para obras junto ao município.

Dia a dia, me deparo com clientes que possuem diversos questionamentos a cerca da tributação a ser recolhida ao final da construção de uma casa. Boa parte deles são investidores imobiliários de primeira viagem, construindo uma bela casa, com a assinatura de um arquiteto renomado, que buscam economizar ao máximo e ao mesmo tempo construir uma peça de arte em formato de residência para atrair clientes com alto poder aquisitivo. Estamos falando de imóveis entre 10 milhões a 25 milhões de reais, a preço de mercado, e o melhor, com muitos interessados.

Quando falamos de construções que demandam tamanho investimento, um detalhe pode fazer o investidor ganhar seis dígitos a mais no processo. E isso é o que ocorre quando alinhamos construções executadas com a parte estrutural em madeira, que não só enriquece a arquitetura, mas também atrai mais clientes e aumenta o valor do imóvel em comparativo com os demais no mercado.

É evidente que para demonstrar esta constatação é necessário um caso concreto, e aqui iremos tratar sobre a Casa Ninho, assinada pelo escritório de arquitetura Felipe Caboclo Arquitetura, executada pela Seripierri Engenharia, e regularizada no âmbito tributário pelo Regulariza Obra.

Como se pode presumir, toda a parte estrutural foi projetada, produzida e instalada no imóvel pela Rewood. Até aquele momento não existiam casas no condomínio Terras de São José II – um dos maiores e mais luxuosos condomínios do interior de São Paulo – com arquitetura e método construtivo tão moderno, e isso levou a Casa Ninho ao destaque.

Inúmeros foram meus clientes, e moradores do condomínio, que teciam comentários elogiando o aspecto da casa, que na concepção da maioria deles, apresenta um aspecto moderno, limpo, e ecológico. O que eles não ainda tinham ciência – e nem eu naquela época – era de que a utilização dos materiais produzidos pela Rewood, trazem para a construção economia no aspecto tributário, segurança, além de ser uma alternativa ecológica que reduz a emissão de CO2 na atmosfera, o que gera valor para a casa, fator de extrema importância ao se levar em conta o seleto público no qual se deseja atingir ofertando esses imóveis no mercado.


Ainda durante as obras, da Casa Ninho, a Seripierri Engenharia solicitou uma proposta do Regulariza Obra para organizar as questões de documentação da casa ao final da construção. Naquele momento, as obras já estavam andando há mais de um ano, o que gerou grande acumulo de informações sobre a construção, até aquele momento. Após a análise e organização de toda a documentação, foi realizado o acompanhamento da construção semana a semana, coletando todas as informações geradas por compras de materiais, prestadores de serviço, características arquitetônicas, etc. O processo finalizou oito meses após o inicio do nosso acompanhamento, com a conclusão da construção.

Até hoje soa um tanto irreal quando menciono aos clientes que foi possível realizar a redução de 100% dos tibutos federal e municipal, desta casa com 1.400m2 de área construída.

O volume de informações foi tão satisfatório para os processos de regularização que sobraram informações. Ao final do processo foi entregue aos proprietários a matrícula da casa totalmente regularizada sem qualquer custo em impostos. Em valores reais, estamos falando de reduções em impostos que passaram dos seis dígitos.

Embora pareça, em um primeiro momento, que o custo de certos métodos construtivos seja mais caro, é preciso considerar os demais benefícios como a redução de impostos ou a agregação de valor gerada ao imóvel. Hoje em dia a Casa Ninho continua sendo para quem a vê referência de arquitetura e engenharia unidas para conceber algo belo e funcional; já  para os proprietários, um exemplo de que é possível economizar impostos quando se tem um planejamento para isso.

A Rewood oferece em seu site, tanto na área do BLOG, quanto na área de E-BOOKS, alguns materiais que podem auxilia-lo durante o seu estudo. Nossos(as) engenheiros(as) e arquitetos(as) estão à disposição caso deseje tirar alguma dúvida e conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços. 

Se gostou desse conteúdo e deseja continuar atualizado sobre esse e outros assuntos, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin


Gabriel Paulo Costa
Gabriel Paulo Costa
Empresário, Regulariza Obra Instagram: gabriel.regulariza
Scan the code