O uso da Estrutura de Madeira aumenta a Produtividade

Estrutura de Madeira

Estrutura de Madeira

Até recentemente, a ligação entre interiores com estrutura de madeira e produtividade não era tão conhecida, mas agora algumas pesquisas começam a mostrar que o uso da madeira nos ambientes pode fazer a diferença inclusive para a saúde e conforto dos usuários.

A entidade Forest and Wood Products, da Austrália, encomendou o estudo Locais de trabalho: Bem-estar + Madeira = Produtividade que foi realizado com a entrevista de 1.000 trabalhadores australianos.

Esta pesquisa descobriu uma correlação entre a presença de madeira e a satisfação geral dos funcionários no trabalho, menor absenteísmo, maiores níveis de concentração e maior produtividade.

Um dado apurado foi que os profissionais que desenvolvem suas atividades em locais de trabalho com menos de 20% de superfícies de madeira natural, ficaram até 30% menos satisfeitos com sua vida profissional e o local de trabalho físico em comparação com aqueles com uma alta proporção de madeira.

Uma informação que comprova efetivamente a relação direta entre o uso de elementos da natureza, inclusive em estrutura de madeira, juntamente com o design biofílico, promovem a melhora do bem-estar físico e mental.

Estrutura de Madeira – Máxima versatilidade

O interior de uma estrutura em madeira apresenta uma grande gama de estilos como o contemporâneo, informal ao elegante e imponente, isso sem esquecer de sua aplicação estrutural. Uma versatilidade aliada a tendência do design biofílico em escritórios e outros locais de trabalho que explicam o crescimento da estrutura de madeira em suas mais diversas aplicações.

Fonte: Rewood - Cacau Show | Coffice - Arquitetura: Athié Wohnrath - Fotógrafo: Lailson Santos

Confira como a madeira atua para evitar o estresse

Um levantamento feito por pesquisas psicofisiológicas que emprega técnicas modernas apontou as respostas do sistema nervoso autônomo ao uso de ambientes em que a madeira está presente(https://bit.ly/2EiNb28).=, tornando clara a ligação entre a presença de madeira e as manifestações fisiológicas de estresse.

O efeito imediato da madeira na redução da reatividade do sistema nervoso simpático é visto em quatro dos cinco estudos abaixo. Ou seja, a madeira evita que fiquemos mais estressados com o meio ambiente.

Isso é visto através da condutividade da pele, frequência cardíaca e pressão arterial. Um dos estudos mostra inclusive que a longo prazo, a madeira pode não apenas nos impedir de ficar mais estressados (reatividade/agressividade), mas também diminui os níveis de estresse.

Estrutura de Madeira
Fonte: Rewood

Quando envolvido, o sistema nervoso parassimpático reduz os níveis de estresse e promove a cura, a recuperação e a concentração. Este resultado foi encontrado medindo a variabilidade da frequência cardíaca em alunos ao longo de um ano letivo.

Conclusão

O uso de madeira em ambientes construídos tem benefícios psicofisiológicos claros, diminuindo a reatividade ao estresse e diminuindo o estresse durante os períodos de medição mais longos.

Como utilizar a madeira na arquitetura

Você pode levar a natureza para todos lugares e instalações de maneira muito prática, inclusive realizando a estrutura de madeira no seu projeto.

O uso da madeira em edifícios por exemplo, não depende de janelas com vista e luz natural para obter os benefícios da exposição à natureza, podendo ser empregada em áreas sem iluminação diurna.

Fonte: Archdaily - Arquitetos: Foster + Partners - Fotografias: Nigel Young / Foster + Partners

Estrutura de madeira e outros elementos no Canadá

No entanto, a recente construção e reforma de hospitais com tecnologia de madeira no Canadá e no exterior empregou com sucesso o material para aclamação da crítica e alta satisfação dos usuários. A mudança para um maior uso de madeira em ambientes de saúde é um passo importante e prático para reconectar pacientes, famílias e profissionais com os benefícios para a saúde da exposição à natureza.

Além disso, ao contrário de outros elementos naturais, a madeira pode ser usada tanto em um papel visual quanto mecânico com sucesso e excelente desempenho, como por exemplo para realizar a estrutura de madeira na construção.

Quer conhecer mais sobre as vantagens e aplicações da madeira? Entre em contato com um consultor da Rewood agora mesmo.

Murilo Negreli
Murilo Negreli
Engenheiro Madeireiro, atua na Coordenação de projetos na Rewood.
Open chat