As propriedades e vantagens do NLT na Construção Civil

NLT-na-Construção-Civil

NLT-na-Construção-Civil

Estamos tão impressionados com as evoluções das tecnologias de construção em madeira, que nos esquecemos de um produto utilizado há anos que é a Madeira Laminada Pregada ou Nail-Laminated Timber – NLT na Construção Civil.

Entenda melhor o NLT na Construção Civil

Esse produto consiste basicamente em uma pilha de madeira pregada e com grandes oportunidades arquitetônicas, tornando-se o mais “velho novo” subproduto de madeira.

A Madeira Laminada Pregada tem sido utilizada há mais de um século, particularmente em armazéns onde eram necessários pisos sólidos e resistentes. O Nail-Laminated Timber (NLT) é criado a partir de madeiras empilhadas e travadas no centro com pregos, o revestimento de chapa de compensado ou OSB é frequentemente utilizado na parte superior para estabelecer-se uma membrana estrutural. 

O NLT é um produto versátil, de fácil fabricação, que sequestra CO² da atmosfera, leve, barato e de fácil transporte. Esse produto já está nos códigos de construção do Canadá e Estados Unidos e é considerado como madeira de uso estrutural.

NLT na Construção Civil
Figura 1: Descarregamento lajes NLT em obra

O NLT possui a vantagem da escolha do perfil da lamela, ou seja, é possível escolher frisos e chanfros, para melhor estética nesta laje estrutural visível. Para isso, o desenvolvimento deste produto no Brasil, se deu através de testes em laboratório e também modelagem numérica dessas placas, pelo número de elementos finitos:

NLT na Construção Civil
Figura 2: Foto da montagem do ensaio da placa de NLT
NLT na Construção Civil
Figura 3: Detalhe do posicionamento dos extensômetros

Projeto de NLT em São Paulo

O primeiro projeto NLT executado, após dois anos de estudo do material, foi realizado em São Paulo da Arquitetura Studio MK27. São 217m² de lajes de Pinus autoclavado suspensas em duas vigas invertidas de eucaliptos, a estrutura foi montada em 30 dias.

Figura 4: Montagem das lajes NLT
Figura 5: Encontro dos pilares metálicos nas lajes NLT

O resultado do projeto é uma laje pré-fabricada, com as usinagens para luminárias, caixilhos e que se acopla em pilares metálicos:

Figura 6: Imagens finais – Arquitetura Studio MK27 – fotografia André Scarpa
Figura 7: Imagens finais – Arquitetura Studio MK27 – fotografia André Scarpa
Figura 8: Imagens finais – Arquitetura Studio MK27 – fotografia André Scarpa

Quer entender melhor sobre a NLT? Entre em contato com a nossa equipe de engenheiros pelo WhatsApp, que estão sempre à sua disposição.

Murilo Negreli
Murilo Negreli
Engenheiro Madeireiro, atua na Coordenação de projetos na Rewood.
Open chat