Madeira Lamelada Colada na Construção Civil

A Madeira Lamelada Colada, como vem sendo chamada na revisão da norma ABNT NBR 7190:2021 é uma das grandes apostas do setor madeireiro para a Construção Civil. 

A MLC se tornou um dos produtos preferidos dos escritórios de arquitetura para compor construções de alto padrão devido as suas diversas vantagens, como a possibilidade de criar peças curvas e capazes de vencer grandes vãos.

As peças curvas de MLC possuem uma arquitetura sofisticada e um designer moderno.

Nas Figuras 1 e 2 são apresentadas algumas obras que utilizaram esse conceito.

madeira lamelada colada
Figura 1- Portal do Ingá (Madeira Lamelada Colada em Eucalyptus ssp.).
 Arquitetura: Amanda Cibinelo, Esdras Miranda e Rodrigo Pupim. 
Madeira Lamelada Colada
Figura 2- Memorial Parque Cerejeiras (Madeira Lamelada Colada em Eucalyptus ssp.).
 Arquitetura: Crisa Santos. 

Processo de fabricação das peças curvas de Madeira Lamelada Colada

No processo de fabricação das peças curvas de MLC a diferença no processo com as peças retangulares é apenas em uma etapa do processo, que acontece no momento de prensagem após as lamelas serem unidas longitudinalmente e passarem pela plaina onde são preparadas para receber o adesivo em sua superfície.

Para uma maior trabalhabilidade são utilizadas lamelas com uma espessura menor, a espessura é determinada conforme a espécie e o grau de curvatura que se deseja atingir (Norma AITC A119.1-2007).

O processo é feito a frio e as lamelas não são aquecidas ou é utilizado amônia para a modelagem dela na prensa.

Prensa ideal para MLC

Existem vários tipos de prensas, mas apenas uma pode ser utilizada para a fabricação de peças curvas de MLC. Essa é a prensa de chão, ela possui vários “L” metálicos que ficam sob trilhos e podem ser movimentados para frente e para trás, a distância fixa é apenas entre os “L”, o equipamento também é composto por espadas e caranguejos que recebem a pressão e pressionam a peça.

Para a montagem da prensa o setor de projetos executa uma plotagem em escala real de um “gabarito” o qual a prensa deverá ser armada, essa plotagem é colocada no chão e os “L” são arranjados sob ela (Figura 3).

Figura 3- Arranjo da prensa de chão para peças curvas de MLC (Fábrica da Rewood). 

Com a prensa pronta o processo de fabricação segue com a passagem de adesivo nas lamelas, montagem delas na prensa e a aplicação da pressão (Figura 4).

Figura 4- Peça curva de MLC (Fábrica da Rewood).
Figura 4- Peça curva de MLC (Fábrica da Rewood).

Após o tempo de cura do adesivo a peça é retirada da prensa, recebe o acabamento e vai para obra. As peças em fabricação das Figuras 3 e 4 são do projeto Sagi Houses, na Figura 5 é possível ver a obra finalizada.

madeira lamelada colada
Figura 5- Sagi Houses (Madeira Lamelada Colada em Eucalyptus ssp.).
 Arquitetura: Daniel Florez.

A flexibilidade da Madeira Laminada Colada proporciona obras de todos os tamanhos, formatos e oferece vantagens incríveis para projetos grandiosos como o Sagi Houses e tantos outros que a Rewood teve o privilégio em fazer parte. Clique aqui e visite os nossos cases; Descubra um universo de possibilidades de processos construtivos com o uso de MLC.

Open chat