As vantagens da madeira engenheirada no canteiro de obras

O canteiro de obras é a área de trabalho onde são desenvolvidas as operações de apoio e execução de uma obra. Para garantir um processo construtivo seguro, otimizado e sustentável, ele deve ser organizado com o objetivo de melhorar o fluxo de colaboradores, equipamentos e materiais. Além disso, seu bom planejamento é fundamental para a redução de custos e evita despesas que não foram previstas.

Quando pensamos em estruturas de madeira engenheirada, podemos facilmente destacar algumas vantagens que estas apresentam para o favorecimento de um canteiro de obras previsível, eficiente e sustentável, funcionando conforme as expectativas acima.

Fonte: Arquitetura: OVY Arquitetura – Espécie: Eucalipto

 Um canteiro de obras eficiente começa no planejamento

Primeiramente, é válido observar que a fase de projetos é de extrema importância para que a obra seja executada de forma otimizada, evitando improvisos e erros de execução.

A facilidade de manipular o material que será aplicado na obra é diretamente responsável pela organização das etapas de produção, entrega e instalação das peças, e é aí que entra a grande vantagem da madeira engenheirada.

Na Rewood, um engenheiro e um arquiteto desenvolvem o projeto estrutural compatibilizando com as outras disciplinas e, além de sua experiência em soluções estruturais em madeira engenheirada, contam com ferramentas BIM para que o resultado seja impecável.

Outro ponto relevante da madeira engenheirada é que os elementos estruturais criados a partir dela são executados em fábricas, garantindo precisão e padronização das peças que serão entregue no canteiro. Além disso, por nossa produção contar com os melhores equipamentos e mão de obra especializada, as atividades produtivas são constantemente aperfeiçoadas.

Também podemos observar como uma vantagem o fato de que os processos produtivos estão centralizados e, por isso, tornam-se mais racionalizados, de forma a minimizar o volume de resíduos e o consumo energético.

Fonte: Fábrica da Rewood com Área total de 5 mil m²

Tempo de estoque, entrega e instalação são outras vantagens da madeira engenheirada

As peças estruturais em madeira engenheirada são entregues no início da montagem, fazendo com que o tempo de estoque destas seja mínimo e evitando a ociosidade.

No momento da entrega, a equipe de obras da Rewood é direcionada ao local para a verificação da qualidade dos elementos recebidos e para garantir o estoque adequado das peças.

Por todos esses motivos, pode-se observar que a relação entre o consumo de mão de obra no canteiro por unidade de área construída da estrutura em madeira engenheirada é bastante baixo e, durante a montagem, o canteiro de obras permanece limpo com produção de resíduos praticamente nula.

Tempo de montagem menor resulta na redução de custos e resíduos do canteiro de obras

A equipe de montadores da Rewood que é disponibilizada para cada obra conta com quatro colaboradores, e pode ser caracterizada pela alta velocidade de execução aliada à elevada qualidade do produto final.

Como exemplo, podemos citar a loja conceito da Dengo localizada em São Paulo que tem 4 pavimentos e cerca de 1.500,00 m² de área construída, em que a equipe da Rewood levou apenas 35 dias para a montagem de pilares, vigas e lajes.

madeira engenheirada

Se quiser saber mais sobre madeira engenheirada, MLC e outras aplicações de estruturas de madeira, visite nosso Blog, clique aqui.

Para receber novidades, dicas e ver obras onde a madeira engenheirada foi aplicada, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn

Carlos Mazzer
Carlos Mazzer
Engenheiro Civil, atua como Projetista de Concepção Estrutural na Rewood.
Open chat