Como Criar Projetos Com Madeira Engenheirada

A madeira é um material consagrado no tempo, utilizada desde os primórdios da humanidade até o presente, e agora está passando por outra revolução em sua aplicação: em projetos com madeira engenheirada, permanecendo uma das principais alternativas para a construção sustentável.

Isto porque, diferente dos materiais “comuns” utilizados na construção – aço e concreto -, de origem finita, a madeira possui um ciclo sustentável, nascendo em florestas que podem ser replantadas sempre.

Por seus milênios de uso ao longo da história, por tantas culturas distintas, não é possível determinar uma técnica exata de como projetar em madeira, pois, as técnicas evoluíram, e hoje, vivemos a fase dos Projetos em Madeira Engenheirada.

O principal objetivo e característica dos projetos em madeira engenheirada é a redução da variabilidade natural e anatômica da madeira, homogeneizando suas propriedades.

Com a obtenção de um material industrializado, com maior resistência mecânica, maior estabilidade dimensional e maior versatilidade, consequentemente, temos visto mais projetos desafiadores em madeira.

Para exemplificar, vamos listar premissas básica para projetos de Madeira Engenheirada.

Projeto, Fabricação e Montagem:

Os projetos com Madeira Engenheirada, requerem um processo global, que vai desde a viabilização até a finalização e entrega da obra, sendo assim, o acompanhamento por profissionais em cada etapa é indispensável, para obter um bom resultado e depende de três etapas:

  1. O projeto deve ser dimensionado, compatibilizado com as outras disciplinas e com todos os detalhes necessários para a execução,
  2. A fabricação deve possuir as matérias primas e processos de acordo com as normas de uso estrutural e
  3. A montagem deve seguir a sequência e cada detalhe prescrito no projeto;

Projetos com Madeira Engenheirada: Harmonia e Leveza

Mesmo sendo uma solução industrializada, junto aos projetos com madeira engenheirada, é aconselhável adotar tecnologias e estruturas semelhantes à madeira, em sua textura, cor e outras características. Dessa forma, obtêm-se uma obra mais leve, ágil e inteligente.

O projeto a seguir possui estrutura em MLC (Madeira Laminada Colada), paredes em wood frame, sistema de laje em contraplacado composto de madeira e placas cimentícias, telhas metálicas termoacústicas, e todo o sistema foi montado em apenas 27 dias:

Projeto Casa Anima – Arquitetura: 247 Arquitetura

Protegendo a Madeira Engenheirada

A madeira é um material higroscópico, ou seja, ela absorve água. Sendo assim, uma premissa básica em projetos de madeira engenheirada é a proteção na superfície da madeira, que deve ser feita por um verniz do tipo stain, produto hidrorrepelente, que penetra-a inibindo a formação de fungos.

Além disso, deve-se inibir qualquer ponto de acúmulo de água na estrutura, algo solucionado nas etapas de projeto, fabricação (garantindo a uniformização de sua superfície) e montagem.  

Fixação de pilares de madeira

Como exemplo de projeto em madeira engenheirada, separamos alguns esquemas ilustrando as soluções usadas no Projeto Casa Areia – Arquitetura: studio mk27 (Fotógrafo: Fernando Guerra) e em seguida a foto da obra entregue.

Leia também: Sistemas Construtivos em Madeira: as diferenças entre – MLC, NLT, CLT e Wood Frame

Murilo Negreli
Murilo Negreli
Engenheiro Madeireiro, atua na Coordenação de projetos na Rewood.
Open chat