Comparativo entre madeira engenheirada e estruturas em concreto armado

Uma das diversas vantagens da execução de obras com elementos em Madeira Engenheirada em relação à estrututuras em concreto armado é o tempo de execução.

Por exemplo, a fábrica de chocolates da Dengo, projetada pelo escritório de arquitetura MFMM, conta com quatro pavimentos divididos em mais de 1300 m² e é completamente estruturado com Madeira Engenheirada. A estrutura foi montada no prazo de 37 (trinta e sete) dias trabalhados, com uma equipe de quatro montadores. Uma obra em concreto armado com vedação em alvenaria, por exemplo, teria um intervalo de ao menos 28 (vinte e oito) dias somente para a desforma das lajes de um único pavimento, além disso, necessitaria de uma equipe de funcionários muito maior.

Neste exemplo, podemos perceber a maior rapidez do retorno do capital investido em obras com Madeira Engenheirada.

Montagem de estrutura em Madeira Engenheirada
Fonte: Acervo Rewood


Devido ao fato de a Madeira Engenheirada ser um material pré-fabricado, o material possui garantia de qualidade e reduz o desperdício de materiais na obra, proporcionando maior qualidade da gestão do projeto e um canteiro de obras muito mais limpo, devido a redução da geração de entulho.

Um fato relevante no que diz respeito à construção civil no Brasil é de que 50% dos resíduos gerados são provenientes deste segmento. Considerando que atualmente o Brasil corresponde a 7% do PIB mundial, esses dados revelam a grande quantidade de desperdícios na construção seguindo métodos convencionais. Além disso, nas obras executadas em Madeira Engenheirada o consumo de água é muito menor do que quando comparado às obras executadas com produtos cimentícios (argamassa de revestimento, argamassa de assentamento, concreto, e dentre outros). 

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Resíduos provenientes da Construção Civil
Fonte: https://www.ipt.br/noticia/1633-gerenciamento_de_residuos.htm

Nos sistemas convencionais de construção, outro fator a ser considerado é a emissão de CO2 na atmosfera. A madeira utilizada como matéria prima na produção de elementos estruturais da Rewood é proveniente de madeiras de florestas plantadas, nas quais as árvores são cultivadas exclusivamente para uso estrutural. Ou seja, ao contrário do concreto e do aço, a madeira estrutural não é considerada uma fonte finita de matéria prima. A madeira utilizada é proveniente de reflorestamento, o que evita o corte de mata nativa e ainda retira grandes quantidades de CO2 da atmosfera.

A Rewood leva a sério o compromisso de responsabilidade para com as futuras gerações, temos o objetivo de revolucionar a construção civil e implantar a cultura sustentável neste segmento. Provamos que é possível construir obras de grande porte com Madeira Engenheirada, em contraposição ao concreto armado, e executar projetos arquitetônicos monumentais.

Arco do Ingá (Maringá/PR)
Fonte: Acervo Rewood

Confira mais conteúdos sobre a utilização da madeira na construção civil no blog da Rewood.

Kalil Saleh Hatoum
Kalil Saleh Hatoum
Projetista Estrutural na Rewood.
Open chat