Construções de Madeira têm Impacto Positivo no ambiente escolar

Construções de Madeira

Construções de Madeira

O uso das construções de madeira em ambientes de aprendizagem, como escolas, pode ser mais saudável e produtivo.

Os benefícios restauradores da natureza em adultos e crianças com fadiga mental, estão sendo estabelecidos por meio de um número crescente de estudos, incluindo experimentos de campo e análises longitudinais. Vamos abordar nesse artigo o real motivo de ter instituições de ensino com ambientes de construções de madeira.

Estudos e pesquisas mundiais

Fonte:  Centro Coreano localizado na Paulista – Fotógrafo Marcelo Scandaroli

Em um experimento feito por (Li e Sullivan,2016) sobre: “os impactos das vistas para paisagens nas escolas em recuperações do estresse e fadiga mental”,  foram analisados o desempenho de concentração em 94 alunos do ensino médio. Os alunos foram separados em dois grupos aleatórios, um grupo ficou em salas de aula com vistas para vegetação e outro grupo em salas de aula com vistas “construídas” ou sem janelas.

E o resultado foi que, os alunos que estavam em salas com vistas para vegetação e natureza, tiveram melhor desempenho para se concentrar, do que os alunos que estavam em salas de aula puramente “construídas” ou salas sem janelas. Esse é somente um dos estudos que provam que o contato com a natureza tem sido associado a uma maior autodisciplina por parte das crianças.

No mundo todo já foram feitos estudos e experimentos sobre os efeitos da madeira como elemento interno do design de salas de aula. No Japão por exemplo, a The Japan Wood Research Society, conduziu um estudo de três anos em 700 escolas e relatou uma redução na incidência de surtos de gripe em escolas com interiores de madeira, versus escolas “sem madeira”.

Fonte:  Centro Coreano localizado na Paulista – Fotógrafo Marcelo Scandaroli

Um outro estudo austríaco, observou 36 alunos do ensino médio por um ano, com idades entre 13 e 15 anos, que frequentavam salas de aula totalmente mobiliadas em madeira ou salas de aula padrão (com equipamentos de plástico e paredes de gesso).

Conclusão, os alunos que estudaram em salas de aula com madeira, foram os que mantiveram os seus níveis de estresse, pressão arterial e frequência cardíaca mais baixos, bem como o aumento da produtividade em comparação ao grupo que estava em salas de aula padrão, que não tiveram contato com itens de madeira. (Kelz, C. & Moser, M. 2011).

Benefícios das construções de madeira em salas de aulas e no ar

Baseados em pesquisas comprovadas, podemos afirmar que construções de madeira dentro das salas de aula, apontam melhoria na qualidade de estudo, na concentração e no desenvolvimento dos alunos.

Além do benefício de aprendizagem, também podemos afirmar que há melhora na qualidade do ar, visto que a madeira tem a capacidade de moderar a umidade do ar, graças ao seu efeito conhecido por teor de umidade de equilíbrio, isto acontece porque a madeira absorve a umidade do ar em condições úmidas e libera a umidade em condições secas.

Estruturas de madeira no Brasil, um longo caminho a percorrer

Ainda que exista uma quantidade significativa de estudos e experimentos que nos mostram os resultados e benefícios das construções de madeira em ambiente escolares, os ministérios brasileiros ainda têm um longo caminho a percorrer em sua missão de infundir madeira no sistema escolar.

Só para apresentar a situação atual, hoje as escolas com estruturas de madeira representam apenas 2% das 44.500 escolas do país. Diferentemente de como é no Japão, um dos maiores importadores de madeira do mundo.

Vale ressaltar que construções de madeira são mais sustentáveis e resistentes comparadas as estruturas de concreto e aço, sem contar que a madeira é um recurso renovável, traz mais beleza, segurança para o ambiente, além de alguns benefícios psicológicos e fisiológicos como:

– Melhora no estado emocional;
– Reduz os níveis de pressão arterial, frequência cardíaca, colesterol e estresse;
– Aumenta as habilidades cognitivas;
– Melhora os níveis de felicidade a autoestima.

Depois de conferir alguns dos vários benefícios no uso da madeira nos ambientes, que tal projetar com Estrutura de Madeira Laminada Colada? Assim o seu projeto fica muito mais inovador e sustentável?

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre construções em estruturas de madeira, ou nos mande sua dúvida.

Fonte: https://bit.ly/3mxtvbW

Open chat